Governador de São Paulo planeja expandir linha 17-ouro de monotrilho até Jabaquara e São Paulo-Morumbi, mas sem prazo definido

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta terça-feira (1º) planos para expansão da linha 17-ouro de monotrilho. Ele mencionou a intenção de estender a linha até as estações Jabaquara, da linha 1-azul, e São Paulo-Morumbi, da linha 4-amarela. Embora não tenha dado um prazo específico para essas expansões, Tarcísio garantiu que o governo já está trabalhando nesse projeto.

Durante sua visita às instalações do primeiro trem da linha 17-ouro, o governador celebrou a chegada do primeiro veículo, marcando um marco importante após uma década de atrasos na entrega da linha. A previsão inicial de inauguração da linha durante a Copa do Mundo de 2014 foi adiada ao longo de três governos tucanos.

A composição do monotrilho é a primeira de um total de 14 previstas para operar na linha, conectando o aeroporto de Congonhas à estação de trem Morumbi. O governo estadual espera receber o segundo trem em dezembro e os demais ao longo de 2025. Apesar dos atrasos e críticas de especialistas sobre o custo-benefício do monotrilho, o governo já investiu R$ 3,5 bilhões no projeto, com um custo total de R$ 6,1 bilhões para 8 km de trilhos.

Além da expansão da linha 17, Tarcísio também destacou a prioridade na expansão da malha metroviária da capital por meio da linha 16-violeta, que pretende interligar as zonas oeste e leste da cidade. Os planos para a 16-violeta estão em fase preliminar, aguardando um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) antes de dar início às obras.

O governador também mencionou a possibilidade de concessões das linhas mais antigas do Metrô para viabilizar a construção das linhas 20-rosa, 19-Celeste e 22-marrom. A decisão sobre o modelo econômico ainda está em estudo.

Com os testes do novo trem da linha 17-ouro programados para começar em janeiro do próximo ano, os passageiros podem em breve testemunhar o movimento do monotrilho ao longo da avenida Jornalista Roberto Marinho. A composição terá capacidade para 616 passageiros e funcionará inicialmente com baterias, com autonomia para rodar 8 km. A gestão Tarcísio rompeu unilateralmente o contrato com o segundo consórcio responsável pelas obras no ano passado, e atualmente a construção está sob responsabilidade da Agis Construção S.A.

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