Emergência aérea: Presidente Lula decola do México após falha técnica e deve chegar a Brasília na manhã seguinte.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentou uma situação delicada na noite da última terça-feira, 1º, durante sua viagem da Cidade do México para Brasília. A aeronave presidencial apresentou problemas técnicos logo após a decolagem, levando o avião a sobrevoar o espaço aéreo mexicano por cerca de cinco horas.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Lula decolou no avião reserva da Presidência do Aeroporto Felipe Angeles, na Cidade do México, após a avaria no avião presidencial VC-1. As autoridades brasileiras informaram que o problema pode ter sido causado por uma colisão com um pássaro, mas essa hipótese ainda não foi confirmada.

Diante da situação, a comitiva presidencial passou horas voando em círculos sobre o espaço aéreo mexicano para gastar combustível e garantir um pouso seguro. Por volta das 22h16, horário de Brasília, a aeronave pousou na Cidade do México para que o presidente e os demais passageiros pudessem fazer a troca da aeronave.

Além de Lula, estavam presentes no voo o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, indicado para presidir a autoridade monetária, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a primeira-dama, Rosângela da Silva.

Apesar do susto, a previsão é de que o presidente retorne a Brasília na manhã de quarta-feira, 2, em segurança. A situação serve de alerta para a importância dos cuidados com a manutenção das aeronaves presidenciais e a segurança dos chefes de estado durante suas viagens oficiais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo