Eleitores podem consultar local de votação para o primeiro turno das eleições municipais de 2024 neste domingo

No próximo domingo (6), os eleitores que irão exercer seu direito de voto no primeiro turno das eleições municipais de 2024, terão a oportunidade de consultar o local de votação. Além disso, para um eventual segundo turno, que está previsto para ocorrer no último fim de semana de outubro (27), os eleitores também poderão verificar onde deverão comparecer para votar.

Uma maneira simples e rápida de acessar essa informação é através do aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, e do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nestas plataformas, é possível verificar a zona e a seção eleitoral, além de ter acesso a informações atualizadas sobre o local de votação.

Caso tenha sido feita uma solicitação de transferência temporária da seção eleitoral dentro do mesmo município, a pesquisa indicará o novo lugar que o eleitor deverá comparecer, com endereço completo do local, zona e seção.

No site do TSE, os eleitores podem seguir dois caminhos para realizar a consulta. Através da aba “Serviços eleitorais”, e em seguida em “Local de votação/zonas eleitorais”, ou utilizando o sistema Autoatendimento Eleitoral – Título Net. Preenchendo os dados solicitados, como nome, número do título de eleitor ou CPF, data de nascimento e nome da mãe, o eleitor terá acesso às informações sobre seu local de votação.

Além disso, o aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, também disponibiliza o local de votação do eleitor logo na tela de início. Por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a sua seção eleitoral.

No dia da eleição, não é obrigatório levar o título de eleitor, que pode ser substituído pela versão digital, o e-Título. Basta apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, CNH, entre outros.

Com um total de 155,9 milhões de pessoas aptas a votar nas eleições municipais deste ano, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos, até 69 anos. Já para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo. Apenas no Distrito Federal não haverá eleições municipais e a Justiça Eleitoral lembra que a obrigação de justificar a ausência na votação é apenas nas eleições para presidente da República.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo