Repórter São Paulo – SP – Brasil

Vacinação contra a dengue no ABC está abaixo da média nacional, com apenas 11,74% do público alvo vacinado

A campanha de vacinação contra a dengue no ABC Paulista, que teve início em junho deste ano para menores de 10 a 14 anos, está apresentando baixa procura nos postos de saúde da região. De acordo com os dados do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Santo André, apenas 11,74% do público-alvo recebeu a primeira dose da vacina, totalizando 19.033 aplicações. Já em relação à segunda dose, que deve ser administrada três meses após a primeira, apenas 4,21% dos vacinados receberam, representando apenas 0,50% do público-alvo.

No início do ano, o ABC registrou um pico de casos de dengue, com mais de 4.300 registros entre fevereiro e abril. No entanto, atualmente, a região apresenta uma queda nos casos da doença, com apenas 31 casos prováveis notificados na 38ª semana epidemiológica. Mesmo com essa redução, o Ministério da Saúde aponta que o ABC já registrou 57 mortes por dengue somente em 2024, com outros 16 casos ainda em investigação.

Comparando com o cenário nacional, o ABC apresenta índices de vacinação abaixo da média do país. Enquanto no Brasil foram aplicadas 2,2 milhões de primeiras doses e 636 mil segundas doses, no Estado de São Paulo, 31% da população alvo já completou o esquema vacinal contra a doença.

Dentre as cidades do ABC, São Caetano se destaca pelos melhores índices de vacinação, com 15,94% do público-alvo recebendo a primeira dose e 1,67% recebendo a segunda dose. Já Santo André, a cidade com o maior público-alvo estimado da região, apresenta os piores índices, com apenas 8,09% recebendo a primeira dose e 0,30% recebendo a segunda dose.

Diante desse cenário, a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, reforça a importância da vacinação, destacando ser um ato de amor e responsabilidade por parte dos pais e responsáveis. Ainda assim, é fundamental que a população se conscientize sobre a necessidade de se vacinar contra a dengue e procurar os postos de saúde para receber a imunização adequada.

Sair da versão mobile