Repórter São Paulo – SP – Brasil

Antonov AN-124 pousa no Rio de Janeiro com carga especial de barco salva-vidas, impossível de ser transportada por outros aviões.

Na tarde deste último sábado (28), o Brasil recebeu a visita ilustre do Antonov AN-124, o maior avião de transporte civil de cargas do mundo. Vindo diretamente de Hong Kong, na China, com uma escala no Quênia, a imponente aeronave pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, mais conhecido como Galeão, no Rio de Janeiro, às 13h10.

O AN-124 foi contratado para transportar uma carga especial, cujas dimensões exorbitantes impediam o uso de qualquer outra aeronave. Com uma abertura frontal que pode chegar a 6,4 metros de largura por 4,4 metros de altura, o Antonov é capaz de transportar itens de grandes proporções, como o objeto que desembarcou no Rio: um enorme barco de salvamentos e evacuações marítimas.

Segundo informações de fontes ligadas à operação, o barco possui cerca de três metros de largura, três metros de altura e quase 11 metros de comprimento, podendo acomodar dezenas de pessoas. A abertura frontal do AN-124 foi essencial para a realização desse transporte, já que nenhum outro avião cargueiro possui a capacidade de acomodar um item com tamanhas dimensões.

O Antonov AN-124 é um dos maiores aviões do mundo e tornou-se um símbolo da indústria ucraniana desde os tempos da União Soviética. Com 69 metros de comprimento e 21 metros de altura, a aeronave é capaz de transportar até 150 toneladas de carga, sendo seu recorde de operação comercial de 135 toneladas, quando transportou um gerador elétrico da Siemens da Alemanha para a Índia em 1993.

O AN-124 se destaca como o maior modelo de avião cargueiro civil em operação no mundo, especialmente depois que seu “irmão” maior, o AN-225 Mriya, foi destruído na Ucrânia durante os ataques da Rússia. Com aspectos técnicos e operacionais impressionantes, o Antonov AN-124 continua surpreendendo e cumprindo missões logísticas desafiadoras ao redor do globo.

Sair da versão mobile