Essas contribuições terão um papel fundamental na elaboração do Plano Clima Adaptação – Cidade, um documento que definirá as políticas de adaptação climática das cidades brasileiras até o ano de 2035. A participação popular é essencial para que o Ministério das Cidades compreenda as principais demandas das cidades e consiga encontrar soluções para lidar com o impacto das mudanças climáticas.
Para participar, os interessados devem responder a perguntas abertas e de múltipla escolha, o que leva cerca de 15 minutos para ser concluído. Todas as contribuições serão compiladas, analisadas e selecionadas pelo Grupo de Trabalho Cidades Adaptação, e as melhores sugestões serão incluídas no Plano Clima Adaptação – Cidades, sem que a autoria seja mencionada.
Esta não é a primeira vez que o Ministério abre espaço para a participação da sociedade nesse tema. Uma primeira rodada de contribuições foi realizada entre os dias 19 de junho e 5 de agosto, com o objetivo de mapear os riscos e impactos climáticos para os municípios brasileiros.
Portanto, a oportunidade está dada para que os cidadãos brasileiros contribuam para a construção de políticas mais eficientes e sustentáveis no enfrentamento das mudanças climáticas. Não deixe de participar e fazer a sua voz ser ouvida. Juntos, podemos construir um futuro mais resiliente e preparado para os desafios do clima.