Repórter São Paulo – SP – Brasil

Governo de São Paulo inicia nova operação de bombeamento no rio Pinheiros para combater proliferação de algas e revitalizar o canal

O Governo do Estado de São Paulo iniciará uma nova operação de bombeamento para melhorar a circulação no rio Pinheiros, contribuindo para a revitalização do canal e a redução do problema das algas, que têm causado a coloração verde nas águas do rio. A ação será realizada pela SP Águas, vinculada à Semil e à Emae, e ocorrerá das 6h às 18h, iniciando nesta sexta-feira (27) e se repetindo até domingo (29).

De acordo com o governo, a diminuição da vazão de água no Pinheiros devido à estiagem tem favorecido a eutrofização no canal do rio, que é a proliferação de algas devido às concentrações de nutrientes em relação à falta de circulação de água. Essa situação tem sido a causa do esverdeamento das águas do rio nos últimos dias.

Nos dias 10 e 11, a operação de bombeamento beneficiou trechos que vão da Estrutura de Retiro até o Clube Pequeninos do Jockey. O superintendente responsável pela SP Águas, Anderson Esteves, explicou que o rio Pinheiros possui pouca declividade, o que resulta em um fluxo de água lento. A ação de bombeamento visa simular o efeito natural da chuva e do movimento da água para melhorar a circulação no rio.

O rio Pinheiros é dividido em dois canais: o Superior, que vai da Usina de Pedreira até a Usina São Paulo, e o Inferior, que se estende da Usina São Paulo até o encontro com o rio Tietê. A operação de bombeamento busca combater a eutrofização e contribuir para a melhoria da qualidade das águas do rio Pinheiros, visando a revitalização e a preservação desse importante recurso natural.

Sair da versão mobile