Governo federal não comprou drones para causar incêndios, afirma verificação do Comprova e da Folha

O governo federal não comprou drones para causar incêndios no país, desmentindo o vídeo que circulou nas redes sociais com informações falsas. O Comprova, projeto de verificação de notícias, confirmou que o conteúdo do vídeo foi alterado, e as alegações sobre os drones são infundadas.

No vídeo, um homem de origem dominicana acusa os drones de serem usados para iniciar incêndios, atribuindo a ação a uma suposta conspiração globalista. No entanto, a verdade é que o equipamento mostrado no vídeo é o drone Ignis, da empresa Drone Amplified, utilizado para ações de queima controlada, como explicou o professor especialista Alexandre França Tetto.

Após checagem no Portal da Transparência, não foram encontradas informações sobre a compra dos drones pelo governo federal. Tanto a Drone Amplified quanto a Secom negaram qualquer venda do equipamento para o Brasil. Em nota, a Secom reforçou que o governo não adquiriu drones para provocar incêndios e classificou as alegações como falsas.

Além disso, a Polícia Federal destacou que o permanganato de potássio, substância contida nas esferas ejetadas pelo drone, é controlado pela corporação devido ao seu potencial uso na fabricação de drogas. O Comprova ressalta que notícias falsas são divulgadas de forma deliberada para espalhar desinformação.

A investigação feita por diversos veículos, como Metrópoles, Estadão e CNN, e publicada pelo Comprova, reforça a importância da verificação de conteúdos suspeitos que circulam nas redes sociais. A colaboração de diferentes veículos na checagem de notícias é essencial para combater a disseminação de informações falsas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo