Aumento de focos de incêndio no interior de São Paulo preocupa autoridades e atinge três municípios nesta terça-feira.

Os focos de incêndio no interior de São Paulo voltaram a preocupar as autoridades, com três novos incidentes registrados na manhã desta terça-feira (24), de acordo com informações da Defesa Civil do estado. Os municípios afetados são Cajuru, São José do Barreiro e Espírito Santo do Pinhal, sendo que o incêndio em Espírito Santo do Pinhal foi controlado pela manhã, após consumir 10 hectares e atingir áreas de pastagem e de preservação permanente.

Em São José do Barreiro, as chamas se alastraram em uma região de difícil acesso, na estrada municipal Fazenda São Francisco, gerando preocupação entre os moradores locais. Na noite anterior, apenas Cajuru apresentava um foco de incêndio ativo, mas a cidade já vinha enfrentando problemas com queimadas nos últimos dias, com registros de chamas que foram controladas e voltaram a surgir.

O estado de São Paulo tem enfrentado um aumento significativo no número de incêndios neste ano, ultrapassando toda a série histórica de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) desde 1998. Até o momento, foram registradas 7.296 queimadas, superando os 7.291 focos de 2010.

O mês de agosto foi o mais crítico, com 3.612 incêndios, número maior que a soma de todo 2019 e 2020. O pico ocorreu entre os dias 22 e 24 de agosto, quando surgiram 2.621 focos, com a região metropolitana de São Paulo chegando a ser coberta por fuligem e o sol se transformando em um círculo vermelho no céu.

Segundo dados do Inpe, 405 dos 645 municípios paulistas tiveram pelo menos um foco de incêndio no último mês, com Altinópolis liderando o ranking, seguido por São Carlos, Pitangueiras, Andradina e Olímpia. A capital paulista, juntamente com Guarulhos, também registrou ocorrências de incêndios. A situação segue sendo monitorada pelas autoridades, que buscam controlar e prevenir novos focos de queimadas no estado de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo