SÃO PAULO – “19ª edição do Prêmio Paulo Freire premia escolas municipais de São Paulo por projetos inovadores na rede pública”

Na noite desta segunda-feira (23/9), a Câmara Municipal de São Paulo realizou a 19ª edição do Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal. Este evento anual tem como objetivo reconhecer e premiar as escolas municipais que se destacam no desenvolvimento de projetos educacionais inovadores na rede pública da capital paulista. Desde 1998, a cerimônia de premiação acontece no Legislativo paulistano, em uma celebração da importância da educação na sociedade.

Neste ano, a Câmara recebeu um total de 169 inscrições para o prêmio, das quais 131 foram selecionadas para a etapa de análise. Os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora composta por representantes de diferentes entidades, levando em consideração critérios como diversidade de aprendizagem, participação da comunidade, inovação, alcance de objetivos e alinhamento aos princípios de Paulo Freire.

A premiação foi dividida em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Para cada uma delas, três projetos foram classificados, totalizando 12 premiados. A Sessão Solene, presidida pelo vereador Celso Giannazi, contou com a presença de diversos educadores e autoridades, incluindo o vereador Professor Toninho Vespoli, que destacou a importância de Paulo Freire como um dos maiores pedagogos da história.

Entre os premiados, a estudante Valdeci Galiza, do Cieja Clóvis Caitano Miquelazzodo, foi destaque na categoria Educação de Jovens e Adultos com o projeto “Educar para libertar: a EJA e o direito de aprender”. A professora Aline Manetta também foi premiada na categoria Ensino Fundamental I, com o projeto “Festival de Parintins na Escola”. Além deles, outros projetos inovadores e inspiradores foram reconhecidos durante a cerimônia.

A presença de jurados renomados, como Sônia Couto, do Instituto Paulo Freire, e de Lutgardes Freire, filho de Paulo Freire, enriqueceu ainda mais o evento. A cerimônia foi uma oportunidade de celebrar o legado e a importância do educador Paulo Freire e de reconhecer os esforços e realizações das escolas municipais de São Paulo na promoção de uma educação de qualidade e humanizadora.

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