Repórter São Paulo – SP – Brasil

Atual prefeito de Vitória lidera com folga em pesquisa eleitoral: veja os números e simulações de segundo turno.

No cenário político da capital capixaba, Vitória (ES), o atual prefeito Lorenzo Pazolini, do partido Republicano, desponta como favorito nas intenções de voto, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel e divulgada nesta segunda-feira, 23. O levantamento revelou que Pazolini conquistou a preferência de 45,5% dos eleitores no cenário estimulado, consolidando-se como líder na corrida eleitoral.

Em segundo lugar, aparece o ex-deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas, do PSDB, com 17,6% das intenções de voto, seguido de perto pelo ex-prefeito João Coser, do PT, que registrou 17% de apoio popular. Já os deputados estaduais Capitão Assumção (PL) e Camila Valadão (PSOL) obtiveram, respectivamente, 8,1% e 7,4% das menções, enquanto o empresário Du, do Avante, foi citado por apenas 0,3% dos entrevistados.

A pesquisa, que contou com 1.198 entrevistas virtuais (recrutamento digital aleatório) realizadas com eleitores de Vitória entre os dias 17 e 22 de setembro, também apontou que 0,7% dos entrevistados pretendem votar em branco ou anular o voto, enquanto 3,2% não souberam responder. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, com um índice de confiança de 95%.

Além disso, o estudo mostrou simulações de segundo turno entre os principais candidatos. Em um eventual confronto entre Pazolini e João Coser, o atual prefeito sairia vitorioso com 56,3% dos votos contra 32,4% do adversário. Já em uma disputa contra Vellozo Lucas, Pazolini também se destacaria, com 53,9% das intenções de voto contra 37,6% de seu concorrente.

Com essa preferência dos eleitores refletida nas pesquisas, o cenário político de Vitória promete ser a chave para a definição do próximo prefeito, com Pazolini despontando como o favorito nas intenções de voto e se consolidando como um forte candidato à reeleição.

Sair da versão mobile