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Estudantes indígenas se reúnem em Brasília para discutir cotas universitárias e criação de universidade voltada para povos indígenas

Na última semana, Brasília foi palco do XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI), que contou com a participação de cerca de mil estudantes representando mais de 100 povos indígenas. Organizado pela Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB), o evento teve como objetivo promover debates e reivindicações em relação às políticas públicas voltadas para os estudantes indígenas.

Durante o encontro, os estudantes indígenas realizaram audiências no Senado para discutir a questão das cotas nas universidades, bem como a proposta de criação de uma universidade exclusiva para os povos indígenas, levando em consideração suas particularidades culturais e educacionais. Além disso, uma carta de reivindicações elaborada por coletivos indígenas de 25 universidades foi entregue aos representantes dos Poderes Públicos.

Na Câmara dos Deputados, os estudantes indígenas tiveram a oportunidade de dialogar com parlamentares sobre a importância da presença indígena no ensino superior, destacando a ciência indígena como uma ferramenta de luta e promoção da equidade. Manuele Tuyuka, presidente da AAIUnB, enfatizou a necessidade de incluir a ciência indígena nas grades curriculares das universidades, valorizando a diversidade e a identidade dos povos indígenas.

Um dos desafios enfrentados pelos estudantes indígenas no ambiente universitário é o preconceito. Alisson Cleomar, estudante de medicina da UnB, relata que muitos professores duvidavam de sua capacidade de estar na sala de aula, o que afetou tanto sua trajetória acadêmica quanto emocional. No entanto, o apoio de outros estudantes indígenas tem sido fundamental para a continuidade dos estudos, possibilitando a formação de uma rede de solidariedade e suporte mútuo.

A história de Thoyane Fulni-ô Kamayurá, estudante de engenharia florestal, também evidencia a importância do apoio coletivo. Interrupções nos estudos, como uma gravidez, representam desafios, mas a determinação e o trabalho em equipe são essenciais para superá-los. Para Yonne Alfredo, estudante de biologia na Unicamp e membro da etnia Tikuna, o desafio de deixar a aldeia e adaptar-se à vida na cidade é uma experiência marcante, que demanda coragem e perseverança.

O XI ENEI foi um espaço de reflexão e fortalecimento da luta dos estudantes indígenas por uma educação superior inclusiva e respeitosa com suas tradições e conhecimentos. A diversidade cultural e a pluralidade de saberes foram celebrações presentes ao longo do encontro, demonstrando a importância de valorizar e reconhecer as contribuições dos povos indígenas para a sociedade como um todo.

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