Repórter São Paulo – SP – Brasil

Carros abandonados nas ruas do ABC preocupam prefeituras e são alvo de remoção e leilão em média um por dia.

No cotidiano das cidades do Grande ABC, é comum encontrar veículos abandonados nas ruas, o que gera preocupações para as prefeituras e para a população em geral. Diversos motivos podem levar um carro a ser abandonado, desde questões de custo negativo até problemas legais, como herança ou roubo. Esses veículos em estado de abandono acabam se tornando um problema, pois atraem sujeira, moradores de rua, usuários de drogas e pragas urbanas.

No ano passado, as prefeituras das cidades do ABC removeram um total de 435 carros abandonados das ruas, sendo que São Bernardo e Santo André foram as cidades com a maior quantidade. Este ano, até o dia 19 de setembro, já foram recolhidos 248 veículos abandonados. São Caetano, por exemplo, notificou os proprietários de 314 veículos considerados abandonados e recolheu 37 deles aos pátios municipais.

Além disso, outras cidades como Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, e Diadema também enfrentam problemas com veículos abandonados. Para lidar com essa situação, as prefeituras costumam notificar os proprietários e estabelecer um prazo para a retirada do veículo. Caso o prazo não seja cumprido, o carro é removido para o pátio.

Os veículos abandonados nas ruas são posteriormente leiloados pelos municípios, após um período de 60 dias de apreensão. Os proprietários têm a oportunidade de retirar os veículos do pátio, mediante o pagamento das despesas administrativas e taxas. No entanto, muitas vezes, o custo para retirar o veículo acaba sendo superior ao valor do carro, o que faz com que a maioria dos carros vá a leilão.

Assim, o abandono de veículos nas ruas se tornou uma preocupação para as prefeituras do ABC, que buscam soluções para manter as cidades limpas e seguras para os seus habitantes. É importante que os proprietários de veículos ajam de forma responsável, evitando abandonar seus carros nas vias públicas e contribuindo para a preservação do meio ambiente e da ordem urbana.

Sair da versão mobile