Rede social X nomeia advogada para representação no Brasil em cumprimento a determinação do STF, após fechamento de escritório.

A rede social X comunicou oficialmente nesta sexta-feira (20) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que enviou o nome da advogada Rachel de Oliveira Villa Nova para atuar como representante legal da empresa no Brasil. Essa medida foi tomada em cumprimento a uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, que havia dado um prazo de 24 horas para a empresa comprovar a reativação de sua representação no país. O prazo expirou às 21h29, conforme estabelecido pelo ministro.

No dia anterior (19), o ministro havia solicitado que a empresa apresentasse documentos de registro na Junta Comercial e comprovasse a nomeação da advogada como representante legal. Essa exigência foi feita após a rede social ter fechado seu escritório no Brasil no mês passado, o que é uma condição indispensável para qualquer empresa operar no país.

A decisão de fechar as operações no Brasil foi tomada pelo bilionário Elon Musk, proprietário da rede social, depois que a empresa foi multada por se recusar a cumprir uma determinação para remover perfis de investigados pela Corte por publicarem mensagens consideradas antidemocráticas.

Essa recente polêmica envolvendo a rede social X e o Supremo Tribunal Federal ressalta a importância do cumprimento das leis e determinações judiciais por parte das empresas estrangeiras que operam no Brasil. A nomeação da advogada Rachel de Oliveira Villa Nova como representante legal da empresa será crucial para regularizar a situação da rede social perante a Justiça brasileira. O desfecho desse caso deverá impactar não apenas a empresa, mas também o ambiente regulatório para as redes sociais no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo