Repórter São Paulo – SP – Brasil

Clima seco e queimadas aumentam interesse dos brasileiros pela qualidade do ar, aponta Google Trends nos últimos meses.

No mês de setembro, o interesse dos brasileiros pelo Índice de Qualidade do Ar atingiu níveis recordes, impulsionado por períodos de estiagem, clima seco e queimadas que assolaram o país. De acordo com dados do Google Trends, o termo alcançou seu pico de buscas, refletindo a preocupação da população com a qualidade do ar em meio a essas condições adversas.

Além do índice de qualidade do ar, outros termos relacionados também ganharam destaque nas buscas, como “umidificador” e “tempo seco”, demonstrando uma maior conscientização sobre a importância de cuidar da saúde respiratória em momentos de baixa umidade e altos índices de poluição atmosférica.

Estados como Acre, Rondônia e São Paulo foram os mais afetados pelas condições atmosféricas ruins ao longo do mês, o que refletiu no aumento do interesse dessas regiões pelo índice de qualidade do ar. A capital paulista, por exemplo, viveu dias seguidos com a pior qualidade de ar entre as grandes cidades do mundo, enquanto Porto Velho, em Rondônia, enfrentou problemas diários de fumaça e dificuldades respiratórias, chegando a ter a qualidade do ar mais insalubre do país em alguns momentos.

O aumento das buscas por termos relacionados à qualidade do ar também foi observado nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia, onde um incêndio no sul do estado intensificou-se, levando a região a declarar estado de emergência. O interesse por temas como poluição, asma e desmatamento também esteve em alta no Trends, refletindo a preocupação dos americanos com a qualidade do ar diante dos impactos dos incêndios florestais.

Em meio a esse cenário de preocupação com a qualidade do ar, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, as buscas por informações sobre o significado e o ranking do Índice de Qualidade do Ar cresceram significativamente, evidenciando a necessidade de mais conscientização e medidas efetivas para garantir um ambiente saudável para todos.

Sair da versão mobile