Durante o evento, o vereador destacou a importância da Sepas para a região carente do extremo leste da cidade, onde a expectativa de vida é significativamente menor em comparação a outras áreas. Com mais de 50 anos de atividades, a ONG foi fundada em 1968 a partir de uma parceria entre a paróquia Santa Rosa de Lima e a Nitro Química, antiga indústria local. Inicialmente focada na qualificação profissional, a Sepas expandiu suas atividades ao longo do tempo para incluir a prestação de serviços educacionais e sociais.
Atualmente, a Sepas mantém parcerias com a Prefeitura de São Paulo, através das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação, atuando em cinco núcleos de trabalho na região. O padre Márcio Santos Ramos, presidente da organização, expressou sua gratidão pelo reconhecimento e reforçou o compromisso da Sepas com a solidariedade e o serviço à comunidade.
Durante a cerimônia, os beneficiários da ONG, incluindo idosos, crianças e adolescentes, participaram de apresentações artísticas preparadas por educadores. Destaque para a batalha de rimas entre os jovens do CCA Parque Paulistano e os idosos do NCI Irmã Suzanne Cros, além da exibição da batida olímpica por adolescentes. A gerente do NCI destacou a importância das atividades para promover a autonomia e a qualidade de vida dos idosos atendidos.
Em sua fala, o diretor do CEI Santa Rosa de Lima ressaltou o compromisso da creche em garantir os direitos das crianças, incluindo uma alimentação saudável e a promoção do brincar. Já a gerente do CCA Parque Paulistano destacou as atividades socioeducativas oferecidas aos 300 jovens atendidos pela organização.
A homenagem prestada pelo vereador Dr. Adriano Santos à ONG Sepas evidencia a importância do trabalho desenvolvido por entidades dedicadas ao bem-estar e desenvolvimento da comunidade, especialmente em áreas mais vulneráveis. A iniciativa ressalta a necessidade de reconhecer e valorizar a atuação de organizações sociais comprometidas com a promoção da solidariedade e do serviço em prol do bem comum.