Repórter São Paulo – SP – Brasil

Ministra Marina Silva defende estudo científico antes da pavimentação da BR-319 para proteção do ecossistema amazônico.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, opinou sobre a obra de pavimentação dos 918 km da BR-319, entre Manaus e Porto Velho, que vem gerando discussões e polêmicas. Em uma declaração nesta terça-feira, Marina enfatizou a importância de um estudo baseado em dados e evidências científicas como suporte técnico para uma decisão definitiva.

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a pavimentação de 20 km da rodovia, com planos de licitar mais 32 km em um trecho que possui licença ambiental desde 2007. O investimento previsto para a obra é de R$ 157,5 milhões, de acordo com informações do governo federal.

No entanto, Marina Silva expressou sua preocupação com a falta de avaliação técnica adequada e alertou que atalhos e decisões apressadas têm pouco resultado. A ministra ressaltou que a obra só deveria avançar após uma avaliação cuidadosa, especialmente considerando a importância da região para o ecossistema amazônico

A licença prévia para a pavimentação do trecho entre os quilômetros 250 e 656 foi revogada por uma decisão liminar da 7ª Vara da Justiça Federal, evidenciando as controvérsias em torno do projeto. Marina Silva também destacou a necessidade de um estudo ambiental estratégico para evitar problemas como a grilagem e o desmatamento na região.

Durante sua participação no programa “Bom Dia, Ministra”, do “Canal Gov”, Marina discutiu as medidas adotadas pelo governo federal para combater os incêndios florestais, ressaltando a importância de políticas mais rigorosas contra o fogo intencional. A ministra alertou que a pavimentação da BR-319 sem um estudo adequado poderia agravar problemas como a seca, estiagem e incêndios na região.

Diante das diversas opiniões e embates sobre o tema, fica clara a necessidade de um debate embasado em informações científicas e uma análise criteriosa dos impactos ambientais antes que a obra prossiga. A questão da pavimentação da BR-319 representa um desafio complexo que requer não apenas investimentos financeiros, mas também uma abordagem sustentável e responsável para preservar a integridade do ecossistema amazônico.

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