Repórter São Paulo – SP – Brasil

Mais de 461,7 mil candidatos disputarão cargos nas eleições municipais de 2024, revela estudo do Inesc em parceria com Common Data.

No próximo dia 6 de outubro, um total de 461,7 mil candidatas e candidatos estarão concorrendo a cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste ano, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) divulgou um estudo intitulado “Perfil do Poder – Eleições 2024”, em parceria com o coletivo Common Data, baseado em dados extraídos da corte eleitoral.

O levantamento revelou que, ao considerar as candidaturas para os três cargos por cor e raça, a maioria dos candidatos (45,64%) se declararam brancos, seguidos por pardos (41,34%), pretos (11,39%), indígenas (0,55%) e amarelos (0,39%). No entanto, o estudo destacou um aumento na participação de candidatos indígenas em relação às eleições passadas, representando um crescimento de 14,13% em comparação com 2020.

Pela primeira vez, os candidatos puderam declarar seu pertencimento étnico de forma opcional, levando a 176 etnias diferentes entre os 1.966 candidatos indígenas que divulgaram sua etnia. Dentre as etnias mais representativas, destacam-se o povo Kaingang, Tikúna e Makuxí.

Em relação à representatividade indígena nos cargos políticos, o estudo aponta que, apesar do aumento de candidaturas, a presença de indígenas em cargos executivos ainda é limitada. A assessora política do Inesc, Carmela Zigoni, ressaltou que os indígenas eleitos enfrentam desafios para propor políticas de proteção a seus povos e territórios.

Quanto ao posicionamento político, a maioria dos candidatos indígenas está afiliada a partidos de direita, seguidos por partidos de esquerda e de centro. O Inesc destaca a diversidade de perspectivas políticas dentro das comunidades indígenas e aponta a falta de diretrizes programáticas dos partidos como um dos motivos para essa distribuição.

Em relação aos cargos disputados, um número significativo de indígenas concorrem aos cargos de prefeito e vice-prefeito em diferentes municípios do país. O estudo ressalta que apesar do aumento geral de candidaturas indígenas, a representatividade ainda é baixa nos espaços de poder eletivos.

Com quase 1,7 milhão de indígenas vivendo no Brasil, segundo dados do IBGE, as eleições municipais deste ano apresentam um cenário diversificado, com uma ampla participação de candidatas e candidatos indígenas em diferentes cargos e regiões do país. O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro, com a possibilidade de um segundo turno em cidades com mais de 200 mil eleitores.

Sair da versão mobile