Repórter São Paulo – SP – Brasil

Incêndios atingem 11 cidades de São Paulo, mas chuva surge após dias de calor e fumaça, melhorando a qualidade do ar

Na manhã desta segunda-feira (16), a Defesa Civil de São Paulo informou que 11 cidades do estado estão enfrentando focos de incêndio, sendo necessário o uso de 12 aeronaves no combate às chamas. Os municípios afetados são Bananal, Espírito Santo do Pinhal, Brotas, Tapiratiba, Tambaú, Mococa, Amparo, Vinhedo, Itirapuã, Castilho e Borborema.

Após dias de fumaça, tempo seco e calor intenso, uma chuva moderada marcou o início da manhã em São Paulo. As estações meteorológicas registraram 13°C na Capela do Socorro, na zona sul, e 17°C no Itaim Paulista, na zona leste, com uma umidade relativa do ar de 100%.

Imagens do radar meteorológico indicam a chegada de uma área de instabilidade na região, trazendo chuva para São Roque, Grande São Paulo e Capital. Essa precipitação também atingiu cidades do interior, como Campinas, Jundiaí, Presidente Prudente, Araçatuba, Bauru, Jaú, Botucatu, Sorocaba, Registro, Piracicaba e Baixada Santista.

Apesar da chuva, a região leste do estado ainda mantém o risco de incêndios em Barretos, Franca e Ribeirão Preto, conforme alerta da Defesa Civil. Com a frente fria, a população tem a oportunidade de respirar um ar mais limpo, em comparação com os dias anteriores, marcados pela poluição gerada pelos incêndios florestais.

A qualidade do ar em São Paulo e região metropolitana está considerada boa, sem riscos à saúde, segundo a Cetesb. A previsão do Inmet indica temperatura máxima de 25°C nesta segunda-feira, que cairá para 20°C na terça-feira. No entanto, a temperatura voltará a subir na quarta-feira, chegando a 24°C, e na quinta-feira, podendo atingir os 30°C.

Com a proximidade do fim do inverno, a cidade de São Paulo e outras regiões do país devem enfrentar mais dias quentes e secos, com a previsão de aumento da temperatura e queda da umidade, o que pode representar riscos à saúde da população.

Sair da versão mobile