Senado amplia acessibilidade em publicações com lançamento de site de obras acessíveis na Bienal do Livro de São Paulo.

O Senado Federal tem se destacado na promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Desde 1998, a instituição vem publicando livros em braile, garantindo que a informação esteja disponível de forma acessível para todos os cidadãos. Atualmente, a grande maioria das publicações da Casa podem ter versões em braile vendidas pelo mesmo preço das impressas em tinta, facilitando o acesso a esse conteúdo para os deficientes visuais.

Além disso, em 2024, em comemoração ao bicentenário do Senado, foi lançado um site que disponibiliza obras acessíveis, como audiolivros e arquivos para leitores de telas. Essa iniciativa demonstra o compromisso da instituição em ampliar o acesso à informação para todas as pessoas, independentemente de suas limitações.

Todas essas ações de acessibilidade foram destaque em uma palestra realizada na quarta-feira (11), no estande da Livraria do Senado durante a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento foi uma oportunidade para discutir os avanços e desafios na promoção da inclusão e acessibilidade no universo literário e editorial.

A presença do Senado Federal na Bienal Internacional do Livro demonstra o engajamento da instituição em promover a cultura e o acesso ao conhecimento de forma democrática e inclusiva. A disponibilização de obras em diferentes formatos, como braile e audiolivros, contribui para que mais pessoas possam desfrutar do prazer da leitura e da informação, independentemente de suas necessidades específicas.

Com isso, o Senado Federal reafirma o seu compromisso com a promoção da acessibilidade e inclusão, garantindo que todos os cidadãos, independentemente de suas limitações, tenham igualdade de oportunidades no acesso à informação e à cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo