Repórter São Paulo – SP – Brasil

Apagão atinge parte do centro de São Paulo e Enel anuncia investimentos bilionários para evitar novas interrupções de energia

Na noite de quinta-feira (12), parte das ruas do centro de São Paulo foram surpreendidas por um apagão que afetou vias do Bixiga e da Bela Vista, estendendo-se até a manhã seguinte. A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, informou que 75% dos clientes afetados tiveram seu serviço restabelecido após uma “falha na rede”, que não foi especificada. Para garantir o fornecimento de energia enquanto trabalham na solução definitiva, a empresa deslocou geradores para a região atingida.

A interrupção de luz também ocorreu em vias importantes como a avenida Brigadeiro Luís Antônio e na região dos viadutos Jaceguai e Nove de Julho. No entanto, não foi divulgada a quantidade exata de clientes afetados, a previsão para o restabelecimento do serviço e as causas do apagão.

Coincidentemente, o dia do apagão marcou o anúncio de um plano para situações de crise e um pacote de investimentos para São Paulo, atendendo a uma solicitação do governo federal após os apagões de 2023. O protocolo para situações emergenciais inclui a poda preventiva de árvores antes de períodos chuvosos, como o verão, com a meta de realizar 600 mil podas na capital paulista até o final do ano.

Além disso, a Enel comunicou o aumento da frota de geradores de 400 para 900 para casos de falta de energia, investimentos de R$ 20 bilhões até 2026, sendo R$ 6,2 bilhões destinados a São Paulo, e a contratação de 1.200 eletricistas para a cidade. O CEO da Enel no Brasil, Antonio Scala, ressaltou o fortalecimento das parcerias com serviços de previsão climática, agilização dos processos de comunicação com os clientes e o aumento da capacidade de atendimento do call center, além da ampliação das equipes de campo em até mais de 400% de acordo com as condições climáticas.

O apagão nas ruas centrais de São Paulo alerta para a importância de investimentos e planos de contingência diante de situações emergenciais, buscando garantir a segurança e o bem-estar da população.

Sair da versão mobile