Repórter São Paulo – SP – Brasil

Prefeitura de São Paulo lança edital para concessão de parques na orla da represa de Guarapiranga, com investimentos de R$40,9 milhões

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (12) a divulgação de um edital para a concessão de sete parques localizados na orla da represa de Guarapiranga, na zona sul da capital. O projeto, de autoria da SP Parcerias, tem o objetivo de repassar os serviços de gestão, operação e manutenção desses espaços para a iniciativa privada.

O plano inclui a instalação de passarelas ecoturísticas, decks de lazer e mirantes, torres de observação, espaços para alimentação, áreas de banho e píeres náuticos. Segundo o diretor-presidente da SP Parcerias, Paulo Galli, o projeto foi elaborado com base em consultas realizadas com os moradores da região desde 2021, visando transformar a região da Guarapiranga em um polo turístico da cidade.

A concessão terá duração de 18 anos e prevê um investimento de R$ 40,9 milhões. O vencedor do processo de licitação terá o direito de explorar os espaços para aluguel a restaurantes e cafés, venda de produtos, shows, feiras, exposições e publicidade. Além disso, o projeto inclui um passeio náutico entre os parques e a promoção de eventos de educação socioambiental para os estudantes da região.

Galli ressaltou a importância de preservar a fauna, flora e a água na região da Guarapiranga e informou que o anúncio da nova gestão dos parques ocorrerá em 60 dias. Com a proposta de tornar a área um ponto de referência turística na cidade, a iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento econômico e o turismo local.

Essa iniciativa de privatização dos parques na região da represa de Guarapiranga representa uma oportunidade de melhorias na infraestrutura, no lazer e no turismo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade de São Paulo.

Sair da versão mobile