Incêndio na Serra do Caraça mobiliza Corpo de Bombeiros em Minas Gerais, com equipes combatendo chamas em várias áreas do estado

Nesta quinta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais está atuando no combate a incêndios na Serra do Caraça, uma área de mata atlântica situada no entorno do Santuário do Caraça. Fundado em 1774 por um religioso português com o objetivo de ser uma hospedaria de peregrinos, o local, que se encontra a 120 quilômetros de Belo Horizonte, é atualmente um hotel com capacidade para até 230 pessoas. A região abriga uma reserva de 12 mil hectares, onde os lobos-guará se tornaram famosos por se alimentarem diariamente da comida deixada pelos funcionários do santuário.

A serra do Caraça, que embeleza todo o horizonte, é assim chamada devido à semelhança com o rosto, lembrando a palavra “caraça” (cara grande). As equipes de combate, agora no segundo dia de operações, têm enfrentado dificuldades de acesso, já que é possível chegar ao local somente a pé. Atualmente, sete bombeiros, 15 brigadistas e uma aeronave, além de uma viatura, estão atuando no território.

Além da Serra do Caraça, os bombeiros também estão combatendo incêndios em outras cinco unidades de conservação no estado. No parque estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata, a operação completou 11 dias, contando com 37 brigadistas, 22 bombeiros, 3 aeronaves e 10 viaturas. Já no Parque Estadual da Serra do Papagaio, no sul de Minas, as equipes enfrentam o quarto dia de combate, com a participação de 15 bombeiros, 17 brigadistas e três aeronaves.

O tempo seco e os ventos predominantes nessas regiões do estado têm dificultado o combate às chamas. Em Caeté, região metropolitana de BH, os bombeiros debelaram um incêndio em vegetação no entorno da Serra da Piedade, que representava riscos para um condomínio próximo. Os moradores se uniram para combater os focos iniciais até a chegada dos bombeiros, que agora monitoram a área. A corporação também está atuando em outros parques e locais afetados, como o Parque Estadual do Pau Furado, Serra do Sobrado, Serra do Cabral e Parque Arqueológico da Serra do Santo Antônio.

Recentemente, no sábado (7), um incêndio atingiu uma plantação de Pinus da Faber-Castell na região do Prata, em Minas Gerais. A brigada de incêndio da empresa rapidamente identificou e controlou as chamas, garantindo que a produção de ecolápis não seria afetada. A área impactada será reflorestada pela empresa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo