Repórter São Paulo – SP – Brasil

Incêndio atinge arredores do Aeroporto em São Carlos, mas não afeta operações da Latam; Voo de carga é cancelado.

Na tarde desta quarta-feira (11), um incêndio de grandes proporções atingiu os arredores do Aeroporto Mário Pereira Lopes, localizado em São Carlos, interior de São Paulo, a aproximadamente 230 km da capital. O aeroporto abriga o centro de manutenção da Latam, companhia aérea que emitiu uma nota informando que nenhuma aeronave foi afetada e que a operação da empresa não foi impactada.

No entanto, a Rede Voa, responsável pela administração do aeroporto, confirmou o cancelamento de um voo de carga da Latam com destino ao aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. De acordo com a concessionária, o incêndio ocorreu próximo ao centro de manutenção da companhia aérea e à cabeceira 20 da pista de pouso e decolagem.

Uma ação conjunta envolvendo bombeiros, um avião agrícola, a Defesa Civil local e o helicóptero Águia da Polícia Militar foi mobilizada para conter as chamas. A brigada de incêndio da Latam também participou do trabalho. A concessionária informou que, até o início da noite, não havia mais focos de incêndio nas proximidades do aeroporto.

São Carlos foi uma das cidades do estado de São Paulo que registraram focos de incêndio, assim como Mairiporã e Barueri, de acordo com a Defesa Civil. A situação é preocupante devido às condições climáticas adversas, com clima seco e sem previsão de chuvas para os próximos dias. A Defesa Civil renovou o alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado até sábado.

Por precaução, a Semil prorrogou o fechamento de 81 parques estaduais em São Paulo para evitar incêndios e proteger a população. A decisão foi tomada em uma reunião do gabinete de crise do governo paulista, levando em consideração as condições climáticas de risco previstas para os próximos dias. Os parques estarão fechados até que a situação se normalize e o risco de incêndios seja reduzido.

Sair da versão mobile