Segundo informações da assessoria do Metrô, a circulação dos trens na Linha 1-Azul começou a ser normalizada às 8h08, após a composição com falha ser esvaziada e encaminhada para o Pátio do Jabaquara para manutenção. No entanto, os reflexos desse incidente foram sentidos em toda a extensão da linha e também afetaram outras linhas, como a 2-Verde e a 3-Vermelha.
Os usuários do transporte público relataram esperas de até 20 minutos para embarcar na estação São Bento, que ficou lotada devido aos problemas na Linha 1-Azul. Os passageiros reclamaram dos transtornos causados pela falha, que prejudicou o deslocamento de milhares de pessoas que dependem do Metrô para se locomover dentro da cidade de São Paulo.
Após cerca de uma hora e meia de operação com velocidade reduzida, a situação foi normalizada por volta das 9h20. Porém, a manhã caótica no Metrô deixou marcas nos passageiros, que tiveram que lidar com atrasos e superlotação nas estações. A Companhia do Metropolitano de São Paulo não se pronunciou sobre a causa da falha no trem, mas garantiu que as equipes estão trabalhando para evitar novos problemas e garantir a segurança e conforto dos usuários.