Estudantes da rede estadual de SP têm até 13 de setembro para definir itinerário formativo no Ensino Médio, com aumento de vagas tecnológicas.

Os estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo têm um prazo até o dia 13 de setembro para definir o itinerário formativo que seguirão até a conclusão da educação básica. Essa escolha é obrigatória e deve ser registrada na Secretaria Escolar Digital (SED).

Com um total de 425 mil alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio, essa decisão envolve a possibilidade de optar por nove cursos técnicos oferecidos diretamente nas unidades de ensino, além de turmas em parceria com o Senai e o Senac.

No ABC, região que engloba municípios como Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, por exemplo, 25,4 mil estudantes estão matriculados na 1ª série do Ensino Médio. A expectativa é que o número de alunos matriculados em cursos técnicos aumente significativamente, passando de 71,9 mil em 2024 para 170 mil no próximo ano letivo.

Os cursos técnicos disponíveis na região abrangem áreas como administração, automação industrial, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, logística, mecânica, entre outros. Além disso, os estudantes têm a opção de escolher itinerários nas áreas de humanas ou exatas.

Para registrar a escolha do itinerário, os alunos precisam acessar a SED e selecionar as opções desejadas. O diretor do departamento curricular da Coordenadoria Pedagógica da Educação, Fábio Paiva, explica que é fundamental indicar a primeira, segunda, terceira e quarta escolhas de itinerário formativo.

Os cursos técnicos profissionalizantes são ministrados por professores contratados pela Seduc-SP ou pelo Centro Paula Souza, com nove opções disponíveis. Além disso, há cursos em parceria com o Senai e Senac, que exigem que os alunos frequentem as escolas parceiras no contraturno das aulas.

É importante ressaltar que a escolha do itinerário é exclusiva para alunos da 1ª série do Ensino Médio. Os estudantes da 2ª série continuarão no curso atual no próximo ano letivo, sem a possibilidade de mudar de área. Portanto, é fundamental que os estudantes façam uma escolha consciente e alinhada com seus interesses e objetivos profissionais.

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