O vereador Barreto explicou que a homenagem não era apenas para Santos, mas para todos os imigrantes portugueses que ajudaram a organizar a comunidade no Brasil, incluindo a Casa de Portugal e o Sampapão. Ele destacou a trajetória de Santos, que chegou ao Brasil aos 15 anos em busca de melhores oportunidades, após crescer em Portugal durante o regime do Estado Novo.
José Pinho dos Santos começou a sua vida no Brasil como balconista e motorista em uma padaria no Tatuapé, em São Paulo. Com determinação e empreendedorismo, tornou-se sócio de uma panificadora aos 21 anos, marcando o início de uma longa trajetória como empreendedor no ramo da panificação.
Além disso, Santos e sua esposa, Nilde, também participaram ativamente da comunidade portuguesa em São Paulo, em entidades como o Clube Português da Rua Turiassu, Casa de Portugal e Associação Portuguesa de Desportos. Fundaram o Arouca São Paulo Clube em 1979, dedicando-se por 45 anos à preservação da cultura portuguesa.
Aos 85 anos, José Pinho dos Santos agradeceu a homenagem da Câmara Municipal de São Paulo, destacando a sua paixão pela cidade e pela vida que construiu no Brasil, ao lado de sua família. A cerimônia de entrega do título foi marcada por emoção e reconhecimento a um cidadão que, dedicou boa parte de sua vida à comunidade portuguesa e ao desenvolvimento do setor da panificação na cidade de São Paulo.