Investigação de denúncias de assédio sexual contra ministro dos Direitos Humanos é pedida pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado.

A Procuradoria Especial da Mulher no Senado divulgou uma nota nesta sexta-feira (5) pedindo a investigação das acusações feitas contra o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. Segundo informações veiculadas pela imprensa, várias mulheres, incluindo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, acusaram o ministro de assédio sexual. Silvio Almeida, por sua vez, nega as acusações e afirma ter solicitado uma investigação por parte da Polícia Federal.

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), responsável pela Procuradoria da Mulher no Senado e signatária da nota, classificou as denúncias como “gravíssimas”. Para ela, é fundamental que nenhum tipo de violência contra a mulher seja tolerada e que as instâncias superiores do Estado brasileiro deem o exemplo no combate e prevenção da violência sexual contra as mulheres. A solidariedade à ministra Anielle Franco e o compromisso em acompanhar o caso foram destacados na nota divulgada pela Procuradoria.

Outra senadora que se manifestou sobre o caso foi Eliziane Gama (PSD-MA), que também exigiu rigor e celeridade na apuração das denúncias contra o ministro Silvio Almeida. Para Eliziane, é necessário que haja total diligência e prioridade na busca pela verdade. Além disso, ela encorajou outras mulheres a denunciarem situações de assédio, enfatizando a importância da coragem e solidariedade com as vítimas para combater esse comportamento abominável.

Eliziane, que é ex-líder da Bancada Feminina, é autora do PL 2.763/2022, que aguarda a designação de um relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Esse projeto de lei visa enquadrar o assédio sexual no âmbito da administração pública como ato de improbidade administrativa, evidenciando a preocupação com a prevenção e punição desse tipo de crime.

É importante ressaltar que a denúncia de assédio sexual é um tema sensível e que exige uma investigação criteriosa e imparcial para garantir a justiça e a proteção das vítimas. A atuação da Procuradoria da Mulher e o apoio de parlamentares como Zenaide Maia e Eliziane Gama são fundamentais para garantir que casos como esse sejam devidamente apurados e que sejam adotadas medidas efetivas para prevenir e combater a violência contra as mulheres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo