Repórter São Paulo – SP – Brasil

Aeronave da Voepass deu cinco voltas em “parafuso chato” antes de colidir em tragédia que matou 62 pessoas

No último dia 9 de agosto, o Brasil foi tomado pela tragédia com a queda do avião modelo ATR 72-500 da Voepass, que resultou na morte de 62 pessoas. O acidente ocorreu em Vinhedo, interior de São Paulo, após a aeronave dar cinco voltas em um “parafuso chato” antes de colidir violentamente contra o solo.

Segundo informações contidas no relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a sequência de eventos que culminou nessa tragédia foi detalhada a partir das gravações das caixas pretas do avião. O relatório apresentado em Brasília revelou uma cronologia assustadora dos acontecimentos, desde a decolagem em Cascavel até a queda em Vinhedo.

O registro dos horários foi feito utilizando o tempo universal coordenado (UTC), com a devida correção para o horário de Brasília, a fim de facilitar a compreensão dos fatos. O relatório apontou que diversos alertas relacionados ao sistema antigelo das hélices foram acionados durante o voo, além de problemas no sistema de de-icing da aeronave.

O copiloto chegou a comunicar via rádio sobre a presença de gelo na aeronave momentos antes da queda, o que pode ter contribuído para a perda de controle do avião durante a curva final. A análise dos dados revelou que a aeronave entrou em uma atitude de voo anormal, realizando uma série de giros em “parafuso chato” antes de se chocar com o solo.

A investigação do Cenipa continua em andamento para identificar todas as causas possíveis do acidente e buscar maneiras de prevenir situações semelhantes no futuro. A tragédia com o voo 2283 da Voepass marcou um dia sombrio na aviação brasileira, deixando familiares das vítimas e todo o país consternados com a perda de tantas vidas de forma tão trágica e inesperada.

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