Tatuzão paralisa trecho da linha 4-amarela do metrô de São Paulo para abertura de túnel da linha 6-laranja

A cidade de São Paulo terá um fim de semana com uma importante mudança no transporte público, devido à passagem do tatuzão na abertura do túnel da linha 6-laranja do metrô. Este equipamento, que possui impressionantes 109 metros de comprimento, 10,61 metros de diâmetro e pesa 2.000 toneladas, trará impactos na operação da linha 4-amarela, operada pela ViaQuatro.

Em virtude da presença da tuneladora na região da estação Higienópolis-Mackenzie, diversas estações da linha 4-amarela serão fechadas a partir das 21h deste sábado até o início da operação comercial na segunda-feira. Neste período, as estações República e Luz, além da estação Higienópolis-Mackenzie, estarão fora de operação.

Para minimizar os impactos aos usuários, serão disponibilizados ônibus da operação Paese para realizar o trajeto entre as estações Paulista-Pernambucanas e República. Já para chegar até a estação Luz, os passageiros terão que realizar a transferência para a linha 2-verde do metrô.

A concessionária Linha Universidade é responsável pela construção da linha 6-laranja, que terá 15 quilômetros de extensão e 15 estações, ligando a região da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, no centro da cidade. A previsão é de que a linha reduza significativamente o tempo de viagem, de uma hora e meia de ônibus para 23 minutos de metrô.

Atualmente, dois tatuzões estão trabalhando na construção da linha, um partindo da estação Santa Marina e o outro da estação Freguesia do Ó. Após finalizarem seus percursos, a linha 6-laranja será operada pela concessionária Linha Uni por um período de 19 anos.

A expectativa é de que a conclusão da linha traga benefícios significativos para os usuários do transporte público da cidade de São Paulo, facilitando o deslocamento e melhorando a mobilidade urbana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo