Presidente de Honduras denuncia plano para destruir seu governo e interferir em eleições de 2025 após crise com embaixada dos EUA.

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, fez graves denúncias nesta quarta-feira (4) em meio a uma crise diplomática com a embaixada dos Estados Unidos e acusações de envolvimento com o narcotráfico. Castro declarou que existe um plano em andamento para destruir seu governo e interferir no próximo processo eleitoral, marcado para 2025.

Em um comunicado divulgado nas redes sociais, Xiomara Castro afirmou que as ameaças da embaixadora dos EUA, que acusou autoridades hondurenhas de ligações com traficantes de drogas, colocam em risco a paz e a segurança da República. Ela denunciou que forças obscuras, tanto internas quanto externas, estão conspirando para destruir seu governo democrático e organizar um golpe de Estado, contando com a colaboração da mídia nacional e internacional.

A crise se agravou após a embaixadora dos EUA criticar uma reunião entre autoridades hondurenhas e venezuelanas, levando o governo de Honduras a suspender um tratado de extradição com os Estados Unidos. Além disso, a diretora do Conselho Nacional Anticorrupção de Honduras pediu publicamente a renúncia de Xiomara Castro, alegando ligações de seu círculo familiar com o narcotráfico, sem apresentar provas concretas.

As acusações também atingiram membros da família da presidente, como Carlos Zelaya e José Manuel Zelaya, que negam envolvimento com o tráfico de drogas. Um vídeo de Carlos Zelaya em uma reunião com supostos narcotraficantes em 2013 foi divulgado, intensificando a crise no país centro-americano.

Essa situação remete a 2009, quando o presidente Manuel Zelaya foi deposto por militares. Na época, Xiomara Castro se exilou na embaixada brasileira e o grupo político de Zelaya acusou os EUA de estarem por trás da deposição. Agora, com a atual presidente no poder, as tensões entre Honduras e os Estados Unidos aumentam, em um cenário de acusações e ameaças que colocam em risco a estabilidade do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo