Os candidatos podem entregar a documentação tanto presencialmente quanto de forma virtual, e as universidades devem fornecer um comprovante de recebimento. Além disso, aqueles que desejarem participar da lista de espera deverão manifestar interesse nos dias 11 e 12 de setembro. A lista de espera estará disponível no dia 17 de setembro, e os candidatos poderão consultá-la por meio da página do Prouni.
O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004 e oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. O público-alvo são estudantes que não possuem diploma de nível superior, e o programa ocorre duas vezes ao ano. Em 2024, o MEC ofertou um total de 651.483 bolsas no Prouni, com mais de 1,8 milhão de inscrições realizadas pelos 910.419 candidatos.
Essa iniciativa visa ampliar o acesso à educação superior, possibilitando que mais pessoas tenham a oportunidade de cursar uma graduação. O Prouni é uma importante ferramenta de inclusão social e contribui para a formação de profissionais qualificados em diversas áreas do conhecimento. A participação nesse programa representa uma chance única para muitos estudantes que buscam realizar o sonho de cursar o ensino superior.