Líder do Podemos no Senado solicita análise do Plenário sobre decisão de ministro do STF contra senador Marcos do Val.

O senador Rodrigo Cunha, líder do Podemos no Senado, está tomando medidas para submeter ao Plenário da Casa a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em relação ao senador Marcos do Val, do mesmo partido. No dia 7 de agosto, Moraes determinou o bloqueio das contas de Marcos do Val, que está sendo investigado por supostamente atacar delegados da Polícia Federal que investigaram o ex-presidente Jair Bolsonaro em redes sociais.

Durante uma sessão no Senado, Rodrigo Cunha defendeu a necessidade de submeter a decisão de Moraes ao Plenário, citando um precedente do STF que determina que medidas que interfiram no exercício do mandato parlamentar devem passar pela aprovação das respectivas Casas Legislativas. Alguns senadores demonstraram insatisfação com a decisão de Moraes, alegando que as prerrogativas do mandato de Marcos do Val estavam sendo afetadas.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, informou que a Advocacia do Senado está recorrendo da decisão e que está analisando a possibilidade de adotar novas medidas contra ela. Ele ressaltou a importância de uma relação harmoniosa entre os Poderes para auxiliar no processo e destacou que durante sua gestão não foram comuns casos de ações contra parlamentares.

Pacheco também ressaltou a importância de que ações contra parlamentares tenham fundamentos sólidos e não sejam banalizadas, destacando a necessidade de garantir que as medidas sejam tomadas de maneira adequada e justa.

O líder do Podemos no Senado reforçou a importância de garantir o pleno exercício do mandato parlamentar e a necessidade de submeter a questão ao debate no Plenário da Casa, buscando preservar as prerrogativas dos senadores. A situação de Marcos do Val continua sob análise e aguarda-se o desenrolar das medidas tomadas pelo Senado em relação à decisão de Moraes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo