Repórter São Paulo – SP – Brasil

Comércio eletrônico brasileiro movimenta US$196,1 bilhões em 2023, crescimento de 4% em relação a 2022, aponta Observatório do Mdic

O comércio eletrônico brasileiro vem apresentando um crescimento significativo nos últimos anos, conforme dados divulgados pelo Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Segundo o relatório apresentado nesta terça-feira (3), o e-commerce no Brasil cresceu 4% em relação a 2022, atingindo a impressionante marca de US$ 196,1 bilhões em 2023. Esse número representa um aumento considerável em comparação com os cerca de R$ 39 bilhões movimentados em 2016.

O estado de São Paulo, juntamente com Espírito Santo e Minas Gerais, despontam como os maiores concentradores de negócios realizados por meio do comércio eletrônico, representando cerca de 60% do total das transações online realizadas ao longo do ano passado. O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Mdic, Uallace Moreira, enfatizou a importância do e-commerce para o desenvolvimento nacional, ressaltando a necessidade de inclusão digital e distribuição de renda.

No que diz respeito ao perfil de compras online, os smartphones lideram as vendas no e-commerce brasileiro, seguidos pela aquisição de livros, televisores, refrigeradores, tablets e complementos alimentares. Os produtos mais vendidos variam de estado para estado, demonstrando a diversidade de preferências dos consumidores em diferentes regiões do país.

O Observatório também destacou as diferenças regionais no cenário do e-commerce, com o Sudeste liderando as vendas online, seguido pelo Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Com o objetivo de promover a adesão de pequenos negócios ao comércio online, o MDIC e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estão desenvolvendo o projeto E-commerce.BR, com previsão de lançamento ainda este ano.

Em suma, o comércio eletrônico no Brasil continua a se expandir e se fortalecer, apresentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico para o país. É crucial que os esforços sejam direcionados para ampliar a inclusão digital e estimular a participação de pequenos negócios nesse setor em constante evolução.

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