Falha em sistemas de navegação impacta voos no Aeroporto de Guarulhos, passageiros relatam transtornos e viagens remarcadas

Na manhã desta terça-feira (3), uma falha nos sistemas de navegação causou transtornos nos pousos e decolagens de voos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Passageiros que enfrentaram a situação já estão reclamando das alternativas oferecidas, como a remarcação dos voos para o dia seguinte, quarta-feira (4).

Essa não é a primeira vez que problemas desse tipo afetam o aeroporto. Menos de uma semana atrás, uma interferência causada por um sinal de radiofrequência no centro de Guarulhos também causou transtornos na operação aeroportuária.

Diante das reclamações dos passageiros, a Latam e a Azul se pronunciaram sobre a situação. A Latam informou que houve atrasos pontuais devido a falhas técnicas no aeroporto e esperava que a operação retornasse ao normal por volta das 12h do mesmo dia. Já a Azul comunicou que dois voos precisaram ser cancelados devido aos problemas no sistema de GPS do aeroporto.

É importante ressaltar que a ocorrência de falhas nos sistemas de navegação não é algo incomum. Na última quinta-feira, equipes da Anatel foram enviadas ao aeroporto para investigar uma situação semelhante, onde sinais de radiofrequência interferiam no sinal das aeronaves. O sinal foi identificado como proveniente do centro de Guarulhos, porém, antes que a origem fosse localizada, ele deixou de ser detectado.

A Anatel alerta que a transmissão de radiofrequências sem autorização é considerada crime federal. Além disso, o Decea, Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira, apoiou a investigação e coordenou o fluxo de tráfego aéreo para minimizar o impacto das falhas na operação do aeroporto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo