Repórter São Paulo – SP – Brasil

Deferimento de Chapas no ABC: 18 autorizadas, Mauá com recurso e São Bernardo sem aprovação de candidaturas.

A Justiça Eleitoral deferiu 18 das 33 chapas majoritárias que estão na disputa no ABC. Dentre os municípios analisados, São Bernardo é o único que ainda não teve nenhuma candidatura deferida. Mauá apresenta uma situação peculiar, com apenas uma chapa tendo o indeferimento com recurso, que é a de Atila Jacomussi (União Brasil). Nas demais cidades da região, os resultados estão aguardados, sendo que ainda faltam duas chapas em Diadema, duas em Ribeirão Pires, uma em Rio Grande da Serra, três em Santo André, todas em São Bernardo e uma em São Caetano.

Uma curiosidade no processo eleitoral deste ano foi a obrigatoriedade de um candidato adotar o seu nome completo para a campanha. O caso mais emblemático foi o de Marcelo Akira (Podemos), que precisou usar o seu nome completo, Marcelo Akira Nagashima, após um pedido de Akira Auriani (PSB). A mudança foi necessária para evitar possíveis confusões entre os dois candidatos. Com a questão resolvida, a candidatura de Marcelo foi deferida.

Em Mauá, o prefeito e candidato à reeleição, Marcelo Oliveira (PT), intensificou a sua campanha fazendo visitas em diversos bairros da cidade. Durante seus discursos, o foco principal foi em propostas de desenvolvimento social e melhoria na qualidade de vida, prometendo uma gestão mais inclusiva.

Já a prefeita de Rio Grande da Serra e também candidata à reeleição, Penha Fumagalli (PSD), optou por realizar sua campanha em colégios eleitorais estratégicos na região. Com carros de som, ela passou pela região central da cidade e por bairros com grande concentração de eleitores, como Santa Tereza, Vila Lopes, Parque América e Vila Conde. Durante os eventos, Penha reafirmou diversas promessas, incluindo a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A expectativa é que, até 20 dias antes das eleições, a maioria das candidaturas esteja apta para o voto.

Sair da versão mobile