Repórter São Paulo – SP – Brasil

Melhora histórica no Ideb do Pará é resultado de políticas educacionais inovadoras, afirma secretário de Educação.

O estado do Pará teve um avanço significativo em seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio, passando de uma posição desfavorável para a sexta colocação. O responsável por essa melhoria histórica é o secretário de Educação, Rossieli Soares, que afirma que uma série de políticas implementadas nas escolas contribuíram para esse resultado.

Em entrevista concedida por videoconferência, Rossieli explicou que foram adotadas medidas como a migração dos estudantes mais velhos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a implementação da progressão continuada, que evita a reprovação dos alunos a cada série, priorizando a aprovação ao final de ciclos de aprendizagem.

O secretário destacou ainda a importância de acreditar no potencial dos alunos e oferecer oportunidades de recuperação para aqueles que tenham dificuldades. Ele ressalta que a reprovação não deve ser encarada como uma solução, mas sim como um obstáculo para o desenvolvimento educacional dos estudantes.

Rossieli também fez críticas ao Ideb, indicador que considera limitado na avaliação das competências e habilidades dos alunos. Ele defende uma revisão do indicador, com a inclusão de novos aspectos, como a evasão escolar e a avaliação de outras competências além da proficiência em matemática e português.

Além disso, o secretário explicou que a redução no número de matrículas no ensino médio do Pará está relacionada à organização dos dados, que visa evitar a duplicidade de alunos matriculados em mais de uma escola. Já o aumento das matrículas na Educação de Jovens e Adultos é visto como uma oportunidade de incluir pessoas que não tiveram a chance de estudar anteriormente, contribuindo para a formação educacional da população paraense.

Em resumo, as políticas educacionais implementadas no Pará sob a gestão de Rossieli Soares têm proporcionado avanços significativos no sistema de ensino do estado, refletindo em melhorias no Ideb e na qualidade da educação oferecida aos estudantes. A abordagem pedagógica adotada pelo secretário reforça a importância de valorizar e incentivar o potencial de cada aluno, garantindo oportunidades de aprendizagem e crescimento.

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