Concurso de Receitas Escolares da Seduc-SP desafia cozinheiros a criarem pratos típicos e saudáveis para estudantes da rede.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo lançou o 1º Concurso de Receitas Escolares, convidando cozinheiras e cozinheiros responsáveis pela alimentação das escolas estaduais a mostrarem suas habilidades culinárias. No total, são mais de 5 mil escolas na rede estadual, com mais de 3 milhões de estudantes que poderão desfrutar das receitas criativas.

No ABC paulista, 618 profissionais atuam nas mais de 300 escolas estaduais, garantindo a qualidade da alimentação oferecida aos estudantes. As inscrições para o concurso estão abertas a partir desta terça-feira e vão até o dia 27 de setembro. Equipes das cozinhas escolares podem participar.

O concurso será dividido em duas etapas. Na primeira, os participantes devem criar ou selecionar uma receita típica representativa da cultura local. Em seguida, as receitas serão avaliadas pelos estudantes das escolas participantes, com ingredientes disponíveis no programa de alimentação escolar.

As 91 melhores receitas selecionadas serão reunidas em um e-book, celebrando a cultura alimentar do Estado de São Paulo e destacando as criações dos participantes. Além disso, os autores das 10 melhores receitas terão a oportunidade de participar de uma aula especial com um chef convidado.

A diretora técnica do Departamento de Alimentação Escolar da Educação de SP, Nayla Veríssimo, destacou a importância do concurso para valorizar os profissionais que garantem uma alimentação saudável e culturalmente rica para os alunos diariamente nas escolas.

Recentemente, a Secretaria de Educação tem realizado mudanças na oferta de alimentos nas refeições, priorizando alimentos in natura e minimamente processados. A retirada de alimentos enlatados e a ampliação da oferta de frutas fazem parte desse processo de melhoria da qualidade da alimentação escolar.

Nas escolas com merenda centralizada, até mesmo o atum passou a ser entregue em embalagens que preservam melhor o sabor e a qualidade do peixe. Além disso, a Secretaria passou a comprar alimentos de acordo com a produção de cada mês, incentivando o uso desses alimentos de forma pedagógica na sala de aula.

Frutas como abacaxi, banana, laranja e maçã, e hortaliças como abóbora, cenoura e couve fazem parte do cardápio constante das escolas. Todos esses alimentos podem ser utilizados na composição das receitas que concorrerão no 1º Concurso de Receitas Escolares, que terá seu resultado divulgado em 6 de dezembro deste ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo