Calor fora de época volta a preocupar a região metropolitana de São Paulo com alerta de emergência para incêndios florestais.

Após uma semana gelada em pleno mês de agosto, a região metropolitana de São Paulo se prepara para enfrentar um calor fora de época no próximo fim de semana, com temperaturas previstas para ultrapassar os 30°C a partir de domingo (1º).

Com a saída da massa de ar polar em direção ao oceano, as madrugadas serão menos frias e as tardes mais quentes nos próximos dias. O sol estará mais presente, elevando as temperaturas, mas também aumentando o tempo seco e reduzindo a umidade relativa do ar, o que tem causado preocupação às autoridades devido aos incêndios florestais que têm se alastrado pelo estado desde o último fim de semana.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira (30) ainda terá uma manhã fria, com mínima em torno de 14°C e céu nublado durante a madrugada. Com a presença do sol entre poucas nuvens, a temperatura máxima deve atingir os 27°C, com índices mínimos de umidade do ar por volta de 35%.

No sábado (31), a previsão é que a mínima se mantenha em torno de 14°C, enquanto a máxima subirá para os 28°C. Durante as horas mais quentes, os índices de umidade devem ficar em aproximadamente 30%, elevando a preocupação com a saúde pública.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que índices de umidade inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Além do ressecamento das vias aéreas, a poluição do ar tende a piorar as doenças respiratórias, afetando especialmente idosos e crianças.

No domingo, primeiro dia de setembro, as temperaturas devem subir ainda mais, com mínima de 16°C e máxima de 31°C. A umidade do ar deve diminuir, com valores mínimos em torno de 23%. A próxima semana iniciará com mínima de 17°C e máxima de 31°C, sem previsão de chuvas e com tempo totalmente seco.

Enquanto isso, o alerta de emergência para incêndios permanece na região metropolitana de São Paulo. A Defesa Civil estadual classificou a área com risco de incêndios neste fim de semana devido ao tempo quente e seco que está previsto. A umidade relativa do ar pode chegar a 20% na capital paulista, e nas cidades do interior, como Ribeirão Preto, a situação é ainda mais crítica, com umidade abaixo desse valor, criando condições ideais para novos incêndios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo