TSE destaca horário eleitoral como espaço democrático de informação para candidatos às prefeituras

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou em sua fala durante a abertura da sessão do TSE nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será fundamental para o exercício democrático de informação. A partir desta sexta-feira (30), terá início o horário eleitoral gratuito, que se estenderá até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno das eleições municipais.

Os horários destinados aos candidatos às prefeituras serão divididos em blocos de propaganda, sendo transmitidos nas emissoras de rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, e na televisão das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Além disso, os candidatos a prefeito terão direito a inserções durante a programação diária.

Cármen Lúcia ressaltou a importância do horário eleitoral como um espaço democrático de divulgação das propostas dos candidatos. Para ela, essa é mais uma forma de informar os eleitores e fortalecer a democracia por meio do conhecimento das propostas em disputa.

As eleições municipais terão o primeiro turno no dia 6 de outubro e, caso necessário, o segundo turno será realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato atingir mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.

Dessa forma, o horário eleitoral gratuito se apresenta como uma ferramenta essencial para os eleitores conhecerem as propostas dos candidatos e exercerem seu direito de escolher seus representantes de forma informada e consciente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo