Repórter São Paulo – SP – Brasil

Santana e Santo Amaro são os bairros preferidos de ladrões de motocicletas próximos ao centro expandido de São Paulo.

Os bairros próximos ao centro expandido da cidade de São Paulo se tornaram os preferidos por ladrões de motocicletas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) em parceria com a empresa de rastreamento Tracker. Os dados obtidos com exclusividade pela imprensa indicam que Santana, na zona norte, e Santo Amaro, na zona sul, foram os bairros com o maior número de ocorrências no primeiro semestre deste ano.

A análise dos boletins de ocorrência disponibilizados pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) revelou um aumento de 0,56% no número de furtos e roubos de motocicletas no estado, passando de 18.882 queixas no primeiro semestre de 2023 para 18.988 nos primeiros seis meses deste ano. Na capital paulista, a alta foi semelhante, com um aumento de 0,55%, totalizando 7.742 casos nos períodos comparados.

Segundo o estudo, os furtos apresentaram um crescimento de 4,17% no estado e de 2% na capital, enquanto os roubos tiveram uma redução de 6,2% e 2,6%, respectivamente. O governo de Tarcísio de Freitas não comentou sobre o aumento dos furtos mencionado na pesquisa, porém a SSP afirmou que o empenho das forças policiais resultou em uma queda de 4,2% na quantidade de motocicletas roubadas no estado e de 2,46% na cidade de São Paulo no primeiro semestre deste ano.

A pesquisa também apontou uma redução de 12% no número de motos roubadas, principalmente aquelas com mais de 500 cilindradas. A frota de motocicletas cresceu 6,5% nos dois semestres comparados, totalizando cerca de 1,3 milhão de unidades. Bairros populosos, como Grajaú, Ipiranga, Capão Redondo, Bela Vista e Vila Mariana também registraram altas taxas de ocorrências de furtos e roubos de motocicletas.

O coordenador da Tracker, Vitor Corrêa, destacou que nas regiões mais afastadas da cidade há uma exposição maior das motocicletas pelas ruas, o que gera oportunidades para os ladrões. O aumento da procura por serviços de rastreamento foi evidente, demonstrando a preocupação dos proprietários em proteger seus veículos.

Diante desse cenário, medidas de segurança como travas, evitar deixar o veículo na rua, transitar em ruas movimentadas, entre outras dicas, tornam-se essenciais para prevenir furtos e roubos de motocicletas. A atuação da polícia e a conscientização dos proprietários são fundamentais para combater esse tipo de crime e garantir a segurança dos cidadãos.

Sair da versão mobile