Repórter São Paulo – SP – Brasil

Educação midiática na infância: construindo habilidades essenciais para navegar no ambiente digital com consciência e crítica.

A educação midiática é um assunto crucial nos dias atuais, principalmente quando pensamos em preparar os jovens para lidar com o ambiente de comunicação complexo em que vivemos. Múltiplos atores fazem circular uma variedade de conteúdos, tornando essencial o desenvolvimento de habilidades operacionais, reflexão e senso crítico, bem como habilidades socioemocionais.

É importante ressaltar que, mesmo as crianças em idade pré-escolar estão imersas em um mundo repleto de mensagens midiáticas, presentes em livros, embalagens de produtos, vídeos, jogos, entre outros. Essas mensagens moldam a visão de mundo das crianças e, por isso, é fundamental que desde cedo elas comecem a desenvolver habilidades para uma leitura crítica do ambiente midiático.

Faith Rogow, especialista em educação midiática para crianças, destaca que a literacia midiática deve ser tratada como uma extensão da literacia tradicional. Assim como ensinamos as crianças a decodificar palavras e frases, também devemos orientá-las a compreender os símbolos e mensagens midiáticas, ensinando-as a “ler” e “escrever” nas diferentes formas de mídia.

No contexto da educação infantil, a curiosidade das crianças é um ponto de partida fundamental para desenvolver um olhar crítico para o conteúdo midiático. Encorajar as crianças a questionar a origem da informação, quem a criou e por que, bem como analisar suas próprias reações, é essencial para promover uma relação mais ativa e crítica com a mídia.

Além disso, cultivar um modo de pensar crítico e questionador desde cedo ajuda as crianças a construir um senso crítico e autonomia em relação às mídias, preparando-as para contribuir de forma positiva em um ambiente midiático voltado para o bem-estar comum.

Dessa forma, a educação midiática para crianças em idade pré-escolar se mostra fundamental para preparar as futuras gerações para lidar com o mundo da comunicação de forma consciente, crítica e responsável, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do século XXI.

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