Repórter São Paulo – SP – Brasil

São Paulo amanhece com céu encoberto e frio intenso, mas previsão é de temperaturas mais altas ao longo do dia

Nesta quarta-feira (28), a cidade de São Paulo amanheceu com céu encoberto e frio intenso, com a temperatura média de 10ºC. Apesar da nebulosidade, a previsão é de que as temperaturas aumentem ao longo do dia, podendo atingir máxima de 21ºC.

No dia anterior, terça-feira (27), a capital paulista registrou a madrugada mais fria do ano, com os termômetros marcando a média de 4,7 graus Celsius (°C). Em algumas regiões, como Parelheiros-Marsilac, a temperatura chegou a -1,7°C.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o sol deve predominar no período da tarde, facilitando o aumento da temperatura. No entanto, no fim da tarde e à noite, a entrada da brisa marítima pode fazer com que a temperatura diminua e a nebulosidade aumente, mas não há previsão de chuva.

A Defesa Civil Municipal mantém o estado de alerta para baixas temperaturas desde a última sexta-feira (23), às 15h25. De acordo com os dados do CGE, o volume total de precipitação desde o início de agosto até as 7h desta quarta-feira é de 42,5mm, o que representa 42,6% acima da média esperada para o mês, que é de 29,8mm.

Para os próximos dias, a tendência é de que o ar frio de origem polar perca a força gradualmente, permitindo um aumento gradual da temperatura, principalmente durante as tardes, devido à queda dos índices de umidade do ar na próxima semana.

Na quinta-feira (29), a temperatura mínima deve ficar em torno de 12°C, com céu claro e predomínio de sol desde cedo. A máxima pode atingir os 25°C, com umidade do ar em torno de 40%. Não há previsão de chuva para a capital paulista e região metropolitana.

Na sexta-feira (30), é esperada a formação de nevoeiro ou névoa úmida pela manhã. O sol deve predominar, elevando rapidamente a temperatura e reduzindo a umidade, que pode chegar a 30% durante a tarde, com os termômetros variando entre 13°C ao amanhecer e 28°C no período da tarde.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informou que a Operação Baixas Temperaturas (OBT) registrou 1.245 abordagens e 1.285 acolhimentos desde as 18h do dia 27 de agosto até as 8h desta quarta-feira (28). Nas tendas montadas pela operação, foram feitos mais de 24 mil atendimentos e distribuídos diversos itens de assistência, como sopas, pães, chás, cobertores e água, além de atendimento para pets.

Já a Defesa Civil do estado de São Paulo relatou que o Abrigo Solidário, montado na Estação Pedro II do Metrô, atendeu 149 pessoas nos dias 27 e 28 de agosto, com 127 pessoas pernoitando no local e recebendo alimentação, colchões e cobertores, além de assistência aos animais de estimação dos abrigados.

Com a previsão de aumento gradual das temperaturas nos próximos dias, a cidade de São Paulo deve enfrentar um cenário mais ameno, mas é importante manter atenção e cuidados especiais, principalmente com as pessoas em situação de vulnerabilidade diante das baixas temperaturas.

Sair da versão mobile