O evento tem como objetivo promover a discussão sobre a relevância da amamentação e a necessidade de políticas públicas que assegurem esse direito às pessoas que amamentam. Especialistas, autoridades e ativistas estarão presentes para debater os desafios e conquistas relacionados à amamentação no estado, em uma ação que pretende esclarecer questões como as condições para garantir a amamentação desde o parto, políticas de incentivo à amamentação em São Paulo e o papel dos profissionais de saúde no apoio à amamentação.
A co-deputada da Bancada Feminista do Psol, Paula Nunes, responsável pela iniciativa, ressaltou a importância do aleitamento materno, destacando os desafios enfrentados pelas pessoas lactantes, como a falta de apoio, informações adequadas e barreiras sociais e culturais. Ela também mencionou a aprovação do Projeto de Lei [1.302/2023], que prevê a instalação de fraldários em prédios públicos estaduais com espaços destinados à amamentação.
Diversos profissionais participarão da audiência, incluindo médicos, consultores de amamentação, enfermeiros e fonoaudiólogos. O evento será realizado no Auditório Paulo Kobayashi, na Alesp, localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema.
O acesso à audiência é gratuito e aberto a todos os interessados em discutir e apoiar o direito à amamentação em São Paulo.