Tromboflebite e flebite: entenda as diferenças, sintomas e tratamentos para essas doenças circulatórias comuns entre os brasileiros

Um problema de saúde que afeta milhares de brasileiros todos os anos, a tromboflebite ou trombose venosa superficial, é uma condição comum que pode trazer graves consequências se não for tratada adequadamente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (Sbacv), cerca de 180 mil pessoas no Brasil são diagnosticadas com trombose anualmente.

A tromboflebite é caracterizada pela inflamação das veias superficiais, próximas à pele, com a formação de coágulos que atrapalham a circulação sanguínea. Essa condição, juntamente com a flebite, que ocorre na parte interna das veias superficiais, pode ser silenciosa e muitas vezes os sintomas só são percebidos quando o quadro se agrava.

O clínico geral Valdir Russo, do Hospital Santa Casa de Mauá, alerta para os perigos dessas doenças, que podem afetar tanto os membros inferiores quanto os superiores, além das veias do cérebro. A imobilidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da tromboflebite e da flebite, podendo ser causada por viagens longas, cirurgias, tabagismo, obesidade, sedentarismo, uso de anticoncepcionais orais, entre outros.

Os sintomas incluem febre, inchaço, vermelhidão e dormência local. É fundamental procurar um médico ao apresentar qualquer um desses sinais para um diagnóstico preciso. O tratamento varia de acordo com a gravidade da patologia, mas repouso, elevação dos membros afetados, compressas mornas e o uso de meias elásticas de compressão são medidas comuns.

Se tratada adequadamente, a tromboflebite superficial geralmente não traz complicações. No entanto, quando a condição atinge as veias profundas dos membros inferiores, pode representar um fator de risco para a embolia pulmonar. Por isso, a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento correto são essenciais para evitar complicações mais graves decorrentes dessas patologias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo