Inscrições para o Fies do segundo semestre de 2024 terminam nesta terça-feira; saiba como participar do processo seletivo

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2024 estão prestes a encerrar. Os candidatos interessados têm até às 23h59 desta terça-feira (27) para se inscreverem no programa que oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um total de 70 mil vagas para esta segunda edição do ano, somando mais de 112 mil vagas ao longo do ano.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Fies Seleção, fazendo o login com a conta do governo federal. Uma novidade desta edição é a reserva de vagas para cotistas, beneficiando candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Pela primeira vez, os estudantes com esses perfis devem fazer a autodeclaração de seu perfil étnico-racial e optar por concorrer às vagas reservadas.

Após preencher os dados pessoais, o candidato deve selecionar até três opções de curso, informando a ordem de preferência. Caso o valor por semestre do curso escolhido ultrapasse o limite permitido pelo programa, o estudante deve arcar com essa diferença. Além disso, é necessário preencher os dados financeiros e da família e cumprir a condição de renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Para participar da seleção, o estudante deve ter participado do Enem a partir de 2010, com nota válida até a abertura das inscrições, e ter média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 9 de setembro e os pré-selecionados terão de complementar a inscrição entre os dias 10 e 12 de setembro.

O programa terá ainda uma lista de espera para preenchimento de vagas, entre 16 de setembro e 29 de outubro. O Fies Social, que reserva 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico, oferece possibilidade de financiamento de até 100% dos encargos educacionais. O objetivo do Fies Social é atender às necessidades de estudantes de baixa renda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo