Ibama autoriza contratação de brigadas para combater incêndios florestais em diversos estados do país

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou a contratação de brigadas para combater os incêndios florestais em municípios de todas as regiões do país. Com equipes variando de 10 a 36 brigadistas, além dos chefes das brigadas, as demandas dos municípios serão atendidas conforme a necessidade.

A portaria publicada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União contempla os estados do Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Acre, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Pará, Roraima, Ceará e o Distrito Federal. Além disso, alguns estados receberão brigadistas especializados na técnica de queima prescrita, que é uma forma de prevenção e combate aos incêndios florestais.

Com destaque para o estado de Mato Grosso, que registrou um aumento de 236% nos focos de incêndio, segundo dados do programa BDQueimadas do Inpe, o Ibama está direcionando equipes para várias regiões do estado. Outros estados como São Paulo, que teve um aumento de 338% nos incêndios, também receberão apoio das brigadas para controlar a situação.

A situação no estado de São Paulo melhorou após a atuação da Defesa Civil Nacional e a chegada de umidade e chuvas que ajudaram a apagar a maioria dos focos de incêndio. No entanto, a qualidade do ar continua prejudicada em várias regiões do país, com a poluição se estendendo por diversos estados.

Com um aumento significativo nos focos de incêndio em todo o país, especialmente no Centro-Oeste e na região do Pantanal, as autoridades estão mobilizando esforços para combater as chamas e proteger o meio ambiente. A seca prolongada e a redução da superfície de água em algumas áreas têm contribuído para o aumento das queimadas, tornando o trabalho das brigadas ainda mais essencial para preservar as florestas brasileiras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo