Estado de São Paulo em Emergência por Incêndios: Gabinete de Crise é Criado para Enfrentar Situação Crítica até Sábado

O estado de São Paulo está em alerta máximo devido ao risco de incêndios que assolaram diversos municípios nos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil estadual, a situação é preocupante e levou à determinação do governador Tarcísio de Freitas, do partido Republicanos, para a criação de um gabinete de crise com o intuito de combater as queimadas que já consumiram 34 mil hectares em 14 regiões paulistas.

Apesar de não haver focos ativos de incêndio atualmente, 48 municípios estão em alerta máximo para queimadas, sendo previsto um aumento dessa ameaça devido ao retorno do tempo seco que está programado para acontecer entre quarta e quinta-feira. Em cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, os termômetros deverão atingir altas temperaturas e a umidade relativa do ar estará em níveis críticos.

A Defesa Civil elaborou mapas graduais que indicam os níveis de risco de incêndios, categorizados em quatro estágios: amarelo (baixo), laranja (alto), alerta (vermelho) e emergência (roxo). As regiões norte e noroeste do estado já estão no nível vermelho, com previsão de avanço para o roxo a partir de quarta-feira.

O tenente Maxwel Souza, da Defesa Civil, explicou que através de algoritmos e cruzamento de informações como temperatura, umidade, chuva e vento, são calculados os níveis de risco de incêndio e transmitidos diariamente aos municípios para a adoção de medidas preventivas. Dentre essas ações, estão a construção de aceiros, vistorias em locais afetados pelo fogo e a conscientização das comunidades sobre os perigos.

Além disso, a Defesa Civil utiliza o SMAC, um sistema de monitoramento que em parceria com a Climatempo, fornece informações sobre possíveis focos de incêndio em áreas remotas. Através desses dados, as defesas civis municipais podem identificar e agir rapidamente em casos de incêndios, evitando que as chamas se alastrem e causem danos ainda maiores.

Diante desse cenário, é fundamental que a população esteja ciente dos riscos e se una às autoridades locais no combate aos incêndios que assolam o estado de São Paulo. A prevenção e a ação rápida são essenciais para evitar tragédias e preservar o meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo