Estudantes brasileiros conquistam medalhas na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica 2024, celebrando a ciência e a educação.

Os talentos brasileiros brilharam na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica 2024 (IOAA 2024), trazendo para casa medalhas de prata e bronze. Os cinco estudantes do Brasil que participaram do evento obtiveram destaque com suas conquistas. Lucas Cavalcante Menezes, de 17 anos, Gustavo Mesquita França, de 18 anos, e Natália Rosa Vinhaes, de 17 anos, conquistaram medalhas de bronze. Enquanto isso, Francisco Carluccio de Andrade, de 16 anos, e Heitor Borim Szabo, de 17 anos, foram premiados com medalhas de prata, sendo que Heitor também integrou a equipe multinacional que venceu a Competição de Grupos.

Além do Brasil, outras equipes de países como Armênia, Bangladesh, Bulgária, Canadá, China, República Tcheca, Alemanha, Grécia, Hungria, Indonésia, Japão, Cazaquistão, Filipinas, Portugal, Coreia do Sul, entre outros, também conquistaram medalhas de bronze e prata na competição. Os países que se sobressaíram com medalhas de ouro incluem Canadá, Chipre, Hungria, Índia, Irã, Filipinas, Coreia do Sul, Romênia, entre outros.

A cerimônia de encerramento da IOAA 2024 foi marcada por elogios e reconhecimento aos jovens participantes. A astrônoma Josina Nascimento, coordenadora do Comitê Brasileiro da IOAA 2024, destacou a dedicação, aprendizado e superação demonstrados pelos estudantes ao longo da competição. Segundo ela, todos os participantes são vencedores, contribuindo para uma experiência enriquecedora e inesquecível.

A 17ª IOAA foi realizada nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, reunindo mais de 300 jovens talentos de 53 países. O evento, organizado pelo Observatório Nacional, foi uma oportunidade para os participantes demonstrarem seu conhecimento e dedicação à astronomia e astrofísica. Esta edição marcou a segunda vez que o Brasil sediou a IOAA, a primeira ocorrendo em 2012.

Criada na Tailândia em 2006, a IOAA tem como objetivo promover a astronomia e a astrofísica entre estudantes do ensino médio em nível internacional. O evento visa fortalecer a cooperação entre jovens astrônomos e construir amizades duradouras, contribuindo para o avanço da ciência e educação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo