Repórter São Paulo – SP – Brasil

Podcast Crianças Sabidas Eleições 2024 da Radioagência Nacional aborda importância da participação infantil nas eleições municipais

A Radioagência Nacional acaba de lançar a segunda temporada do podcast Crianças Sabidas, com o objetivo de apresentar jornalismo voltado especificamente para o público infantil. Desta vez, o tema abordado é eleição, visando promover o entendimento das crianças sobre políticas e as eleições municipais de 2024.

Composta por três episódios, a jornalista Akemi Nitahara conduz as discussões de forma acessível e educativa. No primeiro episódio, já disponível, a importância e o funcionamento das eleições são abordados, enquanto o segundo episódio foca na votação municipal deste ano. No último episódio, as crianças terão a oportunidade de compreender o papel dos vereadores, vereadoras, prefeitos e prefeitas.

Uma convidada especial, Corina Castro, servidora pública federal e coordenadora da equipe de educação para a democracia da Escola da Câmara dos Deputados – Cefor, contribui para enriquecer o conteúdo do podcast. Ela destaca a importância de ensinar política e democracia de forma lúdica e fácil de entender para as crianças, a fim de prepará-las para se tornarem cidadãs ativas e informadas no futuro.

Além disso, o podcast aborda temas como democracia, República e os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Segundo Corina Castro, as eleições servem não apenas para eleger representantes, mas também para aprender a conviver com opiniões divergentes e a formar opiniões de forma consciente.

O podcast Crianças Sabidas Eleições 2024, produzido, roteirizado e narrado por Akemi Nitahara, conta com a participação de crianças como Maria Eduarda Arcoverde, de 9 anos, e Caetano Farias, de 11 anos. Os episódios serão lançados às sextas-feiras e podem ser ouvidos em diversas plataformas de áudio, com interpretação em Libras disponível no Youtube.

Portanto, a iniciativa da Radioagência Nacional em desenvolver conteúdo jornalístico educativo e voltado para crianças é essencial para promover a conscientização política desde cedo, preparando futuras gerações para participar ativamente da democracia.

Sair da versão mobile